Project Description

Duo Newton e Michel

duo-newton-e-michel-4

Dois músicos com carreiras consagradas encaram o desafio de fazer soar suas ideias – nada elementares – em uma formação musical mínima. Este é o mote do novo trabalho de Michel Moraes (clarinete) e Newton Carneiro (violão).

 

O formato mínimo é o desafio e também o motivador do trabalho. Acostumados a trabalhar com grandes orquestras – tanto Michel quanto Newton atuam na OSUSP e também na Orquestra Jazz Sinfônica – os músicos agora precisam explorar ao máximo a sonoridade de seus instrumentos musicais. O resultado é uma sonoridade limpa para uma música de alta qualidade e também complexidade técnica.

 

Os concertos do duo, que nasceu em 2014, mesclam composições dos dois músicos, temas consagrados da música erudita e temas populares que beiram o erudito. Cada tema recebe um novo arranjo e interpretação para a formação clarinete e violão. Além da harmonia sofisticada e diversidade rítmica, o improviso é uma marca presente na música do duo. As músicas assim seguem a sonoridade contemporânea e livre que reflete a personalidade de Michel e Newton.

Inquietos com o dia-a-dia, Michel e Newton observam o mundo ao seu redor. Suas composições buscam dar luz a reflexões do cotidiano, e aos diversos por quês que tomam nossos pensamentos. A vida em cidades intensas como São Paulo e Rio de Janeiro, as escolhas pessoais que fazemos ao longo de nossas vidas e os caprichos da sociedade contemporânea são temas presentes na obra dos músicos.

Redes sociais:
facebook.com/duonewtonmichel