Project Description

José Staneck

Concerto para Harmônica e Orquestra

jose_staneck-05

O projeto propõe a realização do Concerto para Harmônica e Orquestra de Radamés Gnattali, com José Staneck como solista na Harmônica (Gaita de Boca).

 

A realização tem uma relevante importância histórica ao trazer a música erudita brasileira aos palcos, além de trazer à pauta a gaita como instrumento musical de concerto, frequente até as décadas de 40 e 50, mas pouco promovida nos dias de hoje.

 

Além disso, o evento presta homenagem ao músico Eduardo Nadruz , o Edú da Gaita, no ano que celebramos o centenário de seu nascimento. A obra em questão foi escrita para ele e lançada em 1958 tocada pelo próprio músico no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

“Se hoje em dia ainda há muito a se construir para uma estética e um repertório para a harmônica no universo da música de concerto, imaginem em meados do século passado.

Edú da Gaita foi um gênio desbravador, nos mostrando os caminhos possíveis e provou como um instrumento de caráter tão lúdico pode realizar tantas proezas e sensibilizar as plateias mais exigentes. É a partir deste caminho que construí minha carreira, minha atuação artística, procurando a cada momento desenvolver uma verdadeira poética, sobretudo brasileira, para o instrumento.” – José Stanek

 

Concerto para Harmônica e Orquestra de Radamés Gnattali

Allegro Moderato | Lento e Expressivo | Marcado

Comemoração dos 100 anos de nascimento de Edu da Gaita (1916-1982)

A obra pode ser apresentada em 3 diferentes opções de acompanhamento:
Formato 1 – Gaita e Orquestra, com a Orquestra Sinfônica Cesgranrio.

A OSC é uma orquestra jovem, com sede no Rio de Janeiro e formada por 50 músicos . A Orquestra é mantida pela Fundação Cesgranrio e sua estreia se deu em 2015, com concerto no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Formato 2 – Gaita, Piano e Quinteto de Cordas.

Formato 3 – Gaita e Piano.

 

http://guerrapeixe.com/

https://www.classicalnext.com/net/acalanto_producoes/jose_staneck