Project Description

Madrigal Acalantarte

madrigal-acalantarte-3

O Madrigal Acalantarte é formado por jovens músicos estudantes da graduação e pós-graduação da USP que se reuniram para aprofundar a pesquisa e divulgação do repertório coral, com ênfase nos compositores eruditos brasileiros. Seu repertório é composto de peças de grandes compositores brasileiros, como Ernani Aguiar, Brenno Blauth, Villa Lobos, Osvaldo Lacerda, Ronaldo Miranda, Ernest Mahle e Henrique Oswald. A Regência e Direção Artística é de Fred Teixeira e o madrigal é formado por Bruno de Sá, Giselle Reis, Cecília Massa, Luiza Biondi, Fábio Ferreira, Silnei Döomacil, Albert Andrade e Walter Rodrigues.

As obras brasileiras para coros têm sido muito pouco estudadas e apresentadas no Brasil. Alguns compositores, como Ernani Aguiar, são executados constantemente mais no exterior do que por coros brasileiros. A pesquisa e divulgação desse repertório é uma forma de enriquecer as possibilidades interpretativas dos corais, que muitas vezes se dedicam a executar arranjos de canções não escritas originalmente para esta formação. O grupo busca assim valorizar o trabalho composicional elaborado diretamente para coro. O coro foi um dos escolhidos para se apresentar no curto, porém importante projeto Jornada Coral 2015/2016 da cidade de São Paulo.

Fred Teixeira é o primeiro aluno do doutorado da USP a cursar Performance em Regência Coral. Sua pesquisa é sobre as escolhas interpretativas do regente e do coro diante da obra de Osvaldo Lacerda. Como regente, Fred Teixeira esteve à frente do Coro de Câmara Comunicantus e do Coral da ECA – USP. É professor na Universidade Anhembi Morumbi e regente do Coral da AABB Associação Atlética do Banco do Brasil.

 

https://soundcloud.com/acmusicais/sets/acalantarte

 

Referências de Fred Teixeira: